O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas dos sabores Mussarela e Marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
A verdade é que, se existe um prato considerado quase que unanimidade nacional em aceitação, é a pizza. Alimento já tradicional na mesa dos brasileiros, a redonda acompanha a modernidade e se mistura com as transformações pelas quais o país passou ao longo das décadas. As pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região.
Neste domingo, dia 10, uma boa pedida é saborear alguns dos mais de 30 sabores à disposição no cardápio das três unidades da Rede Giovannetti. Entre os mais pedidos estão os clássicos Mussarela, Marguerita e Portuguesa, mas há também opções mais sofisticadas como a Bologna (lombinho, mussarela de búfala, palmito e tomate seco), a Italianíssima (mussarela de búfala, presunto parma, tomate seco e rúcula) e uma pizza exclusiva da unidade do Giovannetti D. Pedro, a Belle Munière (camarão, champignon e alcaparras). Por dia saem dos fornos cerca de 100 redondas nas três unidades do Giovannetti, sendo um total de 3 mil pizzas por mês. No serviço de delivery as pizzas representam 60% dos pedidos.
Hoje as pizzas da rede de choperias são conhecidas por chegarem à mesa com a massa fina e crocante. Mas nem sempre foi assim. Na receita original da massa, criada em 1955 pelo fundador da choperia, o imigrante italiano Enrico Giovannetti, ela era um pouco mais grossa e macia, porém não perdeu sua leveza. A receita permaneceu perdida e foi reencontrada em 2004, passando a integrar o cardápio do extinto Giovannetti do Carmo. Em breve, assim que forem realizadas as adaptações necessárias para a sua produção nas demais unidades - ela somente pode ser assada em forno à lenha - a pizza tradicional do velho Enrico voltará ao cardápio do Giovannetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário