Tulipa Ruiz estrela o último show do Projeto Conexão Cultural em 2012, na próxima terça-feira, dia 18 de setembro. A iniciativa do do Parque D. Pedro Shopping, de Campinas, tem dado ao públic da região a rara oportunidade de ver e ouvir diversos artistas emrgentes da nova cena da MPB, como Céu, Ana Cañas, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Orquestra Imperial, Funk como Le Gusta além de nomes consagrados como Lobão, Arnaldo Antines, Edgard Scandurra, Pato Fu, Zeca Baleiro, Danilo Caymmi entre outros.
Tulipa Ruiz acaba de lançar seu segundo disco ‘Tudo Tanto’. Como sempre, o show gratuito será na praça central do shopping, a partir das 19h30, gratuito, e encerra as comemorações do aniversário de dez anos do empreendimento. “Este ano, o Parque D. Pedro Shopping recebeu artistas que com certeza proporcionaram ao público momentos inesquecíveis. Em 2013 teremos outras novidades”, aponta a gerente de marketing, Joana Corsi.
O primeiro álbum de Tulipa Ruiz, lançado em 2010, “Efêmera”, foi considerado o melhor disco pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e um dos melhores da década pela Folha de S. Paulo, que também elegeu seu lançamento como o show do ano.
A música que dá título ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. O sucesso do álbum ainda rendeu à cantora o título de melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow pelo júri especializado, além de uma indicação como artista revelação no VMB do mesmo ano.
Além dos mais de 150 shows realizados por todo o Brasil, com lotação esgotada, a cantora se apresentou sete vezes no exterior. Participou do festival belga Europalia e levou seu show a países como Inglaterra, Itália, Portugal, França, Dinamarca, Argentina, Colômbia e Estados Unidos.
Tulipa já dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi (Rock in Rio 2011) e a cubana Yusa. Filha de Luiz Chagas, guitarrista da histórica banda Isca de Polícia de Itamar Assumpcão, e irmã de Gustavo Ruiz.
Em “Tudo Tanto”, lançado dois anos após “Efêmera” assina, sozinha ou com parceiros, todas as onze faixas. Com produção de Gustavo Ruiz e arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias. Mais vigorosa e à vontade, Tulipa explora, neste novo trabalho, novos caminhos em sua extensão vocal, experimentados e aperfeiçoados no palco no intervalo entre os dois registros em estúdio. Sua voz navega com segurança tanto em tons mais graves quanto em agudos extremos, desenhando melodias sinuosas. Suas composições amadureceram, em termos de texto e temática, sem abandonar o humor e a irreverência do trabalho anterior.
Considerado um produtor musical hábil e inventivo, a partir do elogiado disco “Efêmera”, Gustavo toca em todas as faixas e assina com a irmã sete das onze canções do álbum. A banda base de Tulipa é formada por Marcio Arantes (baixo), Caio Lopes (bateria), Gustavo Ruiz (guitarra, baixo e violão) e Luiz Chagas (guitarra). O grupo, que acompanha a cantora em suas enérgicas apresentações ao vivo, toca na maioria das faixas do segundo álbum. Além da formação paulistana, Tulipa contou em “Tudo Tanto” com o núcleo carioca Chocotones, formado pelos músicos Kassin, Stephane San Juan, Alberto Continentino e Donatinho. Ao lado de Gustavo Ruiz, a banda criou e executou os arranjos de base de “Desinibida”, “Script” e “Expectativa”.
Jacques Mathias é o responsável pelos requintados e inovadores arranjos de cordas e madeiras do disco, executados por Pedro Mibielil (violino), Fernanda Monteiro (violoncelo), Daniel Pires (viola), e Juliana Perdigão (clarone, clarinete e flauta). E agora, como anunciam os últimos versos da faixa que encerra "Tudo Tanto", "A orquestra já tocou/ O maestro até se despediu/ Todos querem ver você cantar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário