Labels

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Evento Memórias e Batuques celebra identidade da raça negra em Indaiatuba no dia 10

Indaiatuba sedia no próximo dia 10 de novembro, sábado, no Casarão Pau Preto, a partir das 14h, o evento gratuito Memórias e Batuques. O encontro será o encerramento de projeto especial coordenado por Jociara Souza e Marina Costa que visa fortalecer a identidade negra entre crianças, jovens e adultos, através da difusão do Jongo (manifestação cultural típica) e de sua história. A programação inclui rodas de Jongo com alunos do projeto e com o grupo Sementes D´África de Barra do Piraí (RJ), roda de capoeira com Mestre Fumaça, Mestre Claudinei e Professor Azulão e Roda de Conversa com Bruno Cairos, sob o tema "Memórias da Diáspora Africana e a Identidade Afrobrasileira". Informações (19) 9456-6929 e 9213-5167. 
O Jongo é considerado um dos precursores do samba na região sudeste. Nascido sobre a influência dos negros de etnia Banto, trazidos para o Brasil como escravos, surgiu no interior das fazendas de engenho, resistindo, pela tradição oral, às mudanças econômicas, políticas e sociais que afetaram o Brasil, até os dias de hoje. Num jogo de desafios e destreza, é brincado em uma roda formada por homens e mulheres de todas as idades. Carregados de criticidade, os pontos (versos cantados na roda) contam histórias sobre o dia-a-dia do negro escravo sobre histórias de senzala, de sofrimento e de festa. Contam os mais velhos que até fugas eram combinadas entre os escravos através dos pontos cantados na roda. 
Serviço 
Casarão Pau Preto - Pedro Gonçalves, 477 - Jardim Pau Preto 

* Em caso de chuva o evento acontecerá na sede da CONI - Comunidade Negra de Indaiatuba, à rua Com. Antonio Nagib Ibrahim, 341, Jd. Nelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário