Labels

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Homem de Ferro 3: fim de uma trilogia

Acabo e sair da sessão de "Homem de Ferro 3", que suspeito que será um novo êxito. Se o Homem-Aranha foi primeira grande franquia de herói da Marvel no cinema, o Homem de Ferro é a primeira grande franquia da Marvel.
A escolha era inusitada: a gigante dos quadrinhos de super-herói havia decidido fazer ela mesmo filmes com seus personagens, mas já havia vendido seus produtos mais rentáveis -o Cabeça de Teia e os X-Men - a outros. Em suas mãos estavam os Vingadores, mas por qual deles começar? Por um processo de eliminação, sobrou para o Homem de Ferro. O filme de 2008 foi um enorme sucesso, mas muito em função da identificação do ator Robert Downey Jr. com Tony Stark. O vilão não era lá essas coisas (e o herói não tem mesmo um cast de inimigos memoráveis), a luta climática era meia-boca, mas a história da origem e desenvolvimento da armadura era cativante, apra não falar no próprio Downey Jr. O segundo melhorou o rol de vilões, com Mickey Rourke e Sam Rokwell como bons antagonistas, tem uma ótima luta final, mas o drama do envenenamento e a descoberta de um novo elemento (!?) soaram meio forçados.
Agora, nesse fechamento de arco, vemos Tony Stark sentindo os efeitos da aventura com os Vingadores e pagando o preço de seus tempos de playboy inconsequente. Ao mesmo tempo, vemos finalmente a ganhadora do Oscar Gwyneth Paltrow justificar sua escalação como Pepper Pots. As motivações e poderes dos vilões são menos claras, por outro lado. Mas o que importa é a ação, e ela, quando acontece, diz a que o filme veio.
Dá para sentir a mudança de direção, de Jon Favreau para Shane Black (não tem mais rock'n roll, ou AC/DC) e percebe-se a preocupação em ligar a ação aos acontecimentos de Os Vingadores (há a tradicional cena depois dos créditos, mas não para fazer uma ligação com a próxima atração). Todo o drama e redenção vivido por Tony Stark fecha o arco e abre a possibilidade de novos rumos ao super-herói. Downey Jr. encerrou seu contrato para tres filmes e já dá mostras que querer deixar o personagem, apesar dele ter salvado sua carreira. É uma ótima aventura de super-herói, mas pode soar anticlimático após Os Vingadores. Quem vai decidir os rumos do Homem de Ferro, no final das contas, será o público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário