Sucesso de público em 2012 durante sua primeira turnê no Estado de São Paulo, o espetáculo Poema Bar chega ao Teatro do SESI Campinas nesta semana. Serão quatro apresentações, de quarta a domingo, nos dias 1º, 2, 3 e 4 de maio, às 20h, com entrada gratuita.
Estrelada por Alexandre Borges, a montagem, já encenada em Portugal, Alemanha e no Rio de Janeiro, integra as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e presta uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013.
O recital Poema Bar consolida a intenção do ator Alexandre Borges e do pianista português João Vasco de unir as obras dos poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. Os dois artistas ganharam a companhia das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinicius, e da portuguesa Sofia Vitória.
A leitura dramatizada dos poemas de Vinicius e Pessoa é realizada por Alexandre Borges e tem fundo musical do pianista João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória. “É um prazer imenso propagar a poesia e a literatura por meio da música. Este projeto é uma grande alegria”, declara Alexandre Borges.
Sobre Poema Bar
Alexandre Borges e João Vasco desenvolveram o projeto Poema Bar movidos pela paixão literária que ambos nutrem por Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. O espetáculo estreou em julho de 2011, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e, posteriormente, esteve em cartaz no teatro Bühne der Kulturen, em Colônia, na Alemanha. O público brasileiro conheceu Poema Bar em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes no Rio de Janeiro. Em novembro de 2012, Poema Bar estreou no Estado de São Paulo nos teatros do SESI-SP nas cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Itapetininga e São Paulo.
A montagem propõe uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.
Sobre os Artistas:
João Vasco
Professor de piano no Conservatório Nacional de Lisboa, divide-se entre o ensino e os palcos. Atuou na Espanha, França, Alemanha, Irlanda e Brasil, e apresentou-se também em salas como CCB, Gulbenkian, Culturgest ou Teatro D. Maria. Com o pianista José Brandão fundou o projeto “O Guardador de Canções” (CCB, “Dias da Música 2010, 2011 e 2012). Dedica especial atenção à divulgação da música portuguesa e à “Canção”. Em Outubro de 2010 apresentou o CD “AlémFado”, uma compilação de fados arranjados para piano solo por compositores do Jazz e da música clássica como Mário Laginha, Vasco Mendonça, João Madureira, entre outros, e em 2013 apresentará mais dois trabalhos discográficos: “Poème Inachevée”, com a soprano Alexandra Moura e “20Fingers - De Mozart a Chico Buarque”, um projeto de piano a 4 mãos com Eduardo Jordão.
Com o ator brasileiro Alexandre Borges concebeu o espetáculo “Poema Bar”, sobre poesia de Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes, apresentado no Brasil, Portugal e Alemanha. É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa (classe António Toscano) licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa (classe Miguel Henriques) e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Sofia Vitória
Sofia Vitória nasceu em Setúbal (Portugal). Antes de gravar seu álbum de estreia, "Palavra de Mulher", ela se apresentou nas principais salas de concertos em Portugal, assim como no Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Macau, País de Gales e na Turquia. Ela representou Portugal no Eurovision 2004 com a canção Magia. Sofia é fortemente influenciado não só pelo Jazz , mas também pela Music World . Ela lançou seu primeiro disco em parceria com o pianista Luís Figueiredo. Todas as canções incluídas no álbum "Palavra de Mulher" contam a história de personagens femininas que habitam Chico Buarque mundo musical 's
Mariana de Moraes
Mariana Valdez de Moraes carioca, nascida em 30 de setembro de 1969 é cantora e atriz brasileira. Neta de Vinícius de Moraes, sobrinha de Luíza Barreto Leite e filha do fotógrafo Pedro de Moraes e da atriz Vera Barreto Leite, desde criança teve sua carreira influenciada pelos inúmeros artistas que frequentavam sua casa, principalmente Caetano Veloso e Gal Costa, que a levavam a seus shows.
Na adolescência, estudou piano e técnica vocal. É dessa fase sua primeira composição, "Boca de Ouro", incluída na montagem da peça homônima de Nelson Rodrigues pelo Teatro Oficina. Seu primeiro CD solo Se é pecado Sambar, mostra que Mariana segue a linha cool e charmosa de uma música brasileira de primeira linha. Apesar do timbre seja totalmente diferente, a interpretação de Mariana para o clássico Fotografia lembra a gravação de Gal Costa e entrega uma das influências da cantora, além de passear por mais bossas e sambas. A neta de Vinicius de Moraes, faz jus a nobreza que o nome de sua família pede.
Alexandre Borges
Alexandre Borges é um dos atores mais consagrados de sua geração na TV brasileira. Ele começou no teatro e fez 15 novelas, seis peças de teatro e mais de 25 filmes.
Em 1985, aos 18 anos, Alexandre se mudou de Santos, sua cidade natal, para São Paulo para estudar teatro no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT). Nesse mesmo ano, ele passou a integrar o grupo de teatro Boi Viador e fez sua estreia nos palcos com a montagem “Velhos Marinheiros”. Alexandre permaneceu no grupo por quatro anos, até 1989, participando também das peças “Corpo de Baile” (1987) e “Pantaleão e as Visitadoras” (1989).
Após anos trabalhando no teatro, o ator fez sua primeira participação no cinema no curta-metragem “Paixão Cigana”, em 1991. Nos dois anos consecutivos, Borges atuou também nos filmes “Sangue, Melodia” e “Estado de Espírito”. Em 1993, o ator voltou aos palcos na peça “Hamlet”, quando conheceu sua esposa, a atriz Júlia Lemmertz. Fez sua estreia na televisão na novela “Guerra sem Fim”, exibida pela extinta TV Manchete em 1993.
O primeiro trabalho na Rede Globo surgiu em 1994, quando atuou na minissérie “Incidente em Antares”. Alexandre ganha destaque na emissora somente no ano seguinte com sua atuação na minissérie “Engraçadinha”. Ao longo de 16 anos na emissora, Alexandre Borges já atuou em 14 novelas, entre eles “A Próxima Vítima” (1995), “Quem é Você” (1996), “Torre de Babel” (1998), “Laços de Família” (2000), “O Beijo do Vampiro” (2002), “Celebridade” (2003),“Belíssima” (2005), “Caminho das Índias” (2009), “Ti-ti-ti” (2010) e “Avenida Brasil” (2012). Atuou nas minisséries “Mulher” (1999), “A Muralha” (2000) e “Amazônia - De Galvez a Chico Mendes” (2007).
Seu currículo na televisão inclui também participações em programas como: “Você Decide”, “Sai de Baixo”, “Os Normais”, “A Grande Família”, “A Diarista” e “Casos e Acasos”, entre outros.
No cinema, Alexandre já atuou em mais de 25 filmes, incluindo “Um Copo de Cólera” (1999), “O Invasor” (2001), “Gatão de Meia Idade” (2006) e “Zuzu Angel” (2006), além de estrear na direção em 2008 no curta metragem “Eclipse”, filmado para o programa “Essa História Dava Um Filme”, exibido pelo Multishow.
FICHA TÉCNICA
Direção artística e recitante: Alexandre Borges
Pianista e idealizador: João Vasco
Cantoras: Mariana de Moraes e Sofia Vitória
Trilha sonora: Alexandre Borges e João Vasco
Cenografia: Rogério Marcondes
Desenho de luz: Domingos Quintiliano
Produção executiva: Fábio Amaral
Produção: Candice Frederico
SERVIÇO:
Espetáculo Poema Bar
Local: Teatro SESI AMOREIRAS Campinas – av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Datas e horários: 1º, 2, 3 e 4 de maio (quarta, quinta, sexta e sábado), às 20h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 55 minutos
Gênero: recital
Modalidade: adulto
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: (19) 3772-4184 / 4183 / 4168
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário