A grande atração do evento, Gloria Kalil, concedeu entrevista coletiva pouco antes de subir ao palco - já que, como ela mesma observou, "jornalista não vê palestra". Referência nacional de moda e etiqueta, na verdade ela nada mais faz que se pautar pela lucidez e bom senso, artigos em falta no mercado, daí a valorização do que ela tem a dizer.
Respondendo a um público formado por fashionistas - entre jornalistas especializadas e blogueiras - Gloria disse que, apesar de um relativo boom nos últimos anos, o mercado de luxo ainda está se estabelecendo no Brasil. "Passamos a ser objeto de interesse das marcas de luxo em função do aquecimento do consumo no segmento", explica. Para ela, uma das importâncias dos artigos de luxo é que eles estabelecem padrões. "Quando consumimos produtos de qualidade e duráveis, passamos a ser mais exigentes com o consumo em geral", diz. E isso começa a se refletir e todos os demais segmentos, de tal forma que as grandes redes populares são "arquiinformadas" hoje em dia. "Ninguém vende mais roupa. Vende moda", sentencia.
Informação, aliás, é um dos segredos para ficar na moda. "Informação e olho são mais importantes que dinheiro", afirma. Para ela, a moda ficou mais inclusiva a partir dos anos 90, quando a rua passou a inspirar a alta costura. "A roupa antes representava a classe (econômica). Hoje representa a individualidade", raciocina.
Sobre a epidemia de blogs de moda, ela acha que é um fenômeno semelhante à onda dos boliches, quando eles proliferaram por todo o país há uns quinze anos. "Hoje, poucos sobreviveram. Assim é com as blogueiras de moda: tem as boas e tem as péssimas. O mercado é que vai peneirar", avalia.
Sobre etiqueta, para Gloria diz que ela existe para organizar situações. "Já vi gente querendo achar um jeito de ganhar dinheiro ao invés de presente no casamento. Não tem como, é muito deselegante. Na verdade, presente não se pede, a gente dá se quiser, senão fica parecendo ingresso para ir ao casamento, que muitas vezes nem queremos ir", diverte-se. Coisas como listas de casamento, segundo ela, são formas de achar um meio termo para ninguém ficar desconfortável.
Já o cabeleireiro Celso Kamura respondeu a questões referente á sua própria carreira, que começou, segundo ele, quando um vizinho que tinha um salão o convidou para fazer a maquiagem de uma cliente e descobriu seu talento. Desse início em Bela Vista do Paraiso, no Paraná, ele seguiu numa trajetória vitoriosa, conquistando clientes como estrelas globais, top models internacionais e até a presidente Dilma Roussef. Depois de fazer seu salão nos Jardins em São Paulo virar um ponto de referência da beleza, ele abriu seu primeiro negócio fora da Capital em Campinas, no Galleria Shopping, onde ele atende pessoalmente todas as quartas-feiras, com agenda lotada para os próximos dois meses. Ele ainda tem o Celso Kamura Express, no Shopping Ibirapuera, com um conceito de beleza rápida e fácil, sem a necessidade de agendamento prévio, e vai abrir o salão Celso Kamura by Wella no Rio de Janeiro, em parceria com o casal Angélica e Luciano Huk.
Celso Kamura e Gloria Kalil com as organizadoras do Encontro de Luxo, Célia Said e Cristiane Gracioli |
Muitos flashes para Gloria Kalil em sua chegada para a entrevista coletiva |
Gloria encontra o amigo Kamura durante a coletiva |
Celso Kamura no palco do Via Appia |
Cristiane Gracioli, Celia Said e sua filha Rafaela que, segundo a mãe, foi a inspiradora do evento |
Giovana Corigliano, Beth Carvalho, Sheila Cury, Raquel Abdala, Izilda Monte, Débora Corigliano, Gislene Morechi e Darci Florence |
Vania e Patricia Baccili, Sandra Calonga e Selma Martins |
Andréia e Rafaela Said com Fernanda Moreira |
Júlia Prado, Patricia Fernando e Juliana Serette |
Marcela M. da Costa, Patricia e Vanessa Esgaib |
Raquel Abdala com Antonio Carlos Gomes, Mário Eduardo Paes e Vladia Girio, dos Hospitalhaços, entidade beneficiada pelo Encontro de Luxo |
Raquel Giardini Rosa e Graziela Caproni, da Corpo Novo, com Sandra Calonga |
Selma Martins com o gerente da revendedora Land Rover Campinas, Valdir Pussacos, e Marina Ramos, responsável pelo marketing |
Andréia Hoffmann e André Rocha são os vendedores da Land Rover Campinas |
Marcela Sampaio e Thayse Maia Sampaio, sócia-proprietária do Outback do Parque D. Pedro Shopping |
Lilian Burgardt e Janine Ridolfi |
Mariana Berco e Patricia Assad |
Joana Corsi, gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping |
Aline Schmit |
A modelo Ana Paula Leme desfilando no Encontro de Luxo |
Marcela Marinho |
A blogueira Rayza Nicácio |
Moças da imprensa recebendo tratamento VIP do salão C. Kamura |
Público aguardando a palestra de Gloria Kalil |
Equipe de recepcionistas do evento |
Estande da Ducatti |
And the last, but not the least, Gloria Kalil com a querida Cecília Myagawa |
Bom dia,
ResponderExcluirEu gostaria de comunicar-me com Gloria Kalil, por e-mail ou telefone. Tenho um assunto importante, referente à sua participação no Fantástico de 26/05/2013, sobre como o brasileiro está na recepção do turista estrangeiro.
Meu e-mail:eneaspires13@gmail.com
Meu telefone:(11)9 8347-5227
grato
Enéas Antonio Pires