
Sobre o programa
Rossini- Ab. La gazza ladra
Rossini- Barbeiro de Sevilha - Aria "La Calunnia"
Rossini-Barbeiro de Sevilha- Cavatina de Fígaro - A un dottor della mia sorte
O Barbeiro de Sevilha , de Rossini teve sua estreia em 1816, é uma ópera bufa em dois atos que trata das aventuras do Barbeiro Fígaro, para ajudar a jovem Rosina a se casar com o Conde Almaviva. Diferente de sua “La Gazza Ladra”, que é um melodrama em dois atos e conhecida e admirada pelos sons de tambores em sua Abertura.
Mozart- Ab. da ópera As Bodas de Figaro
Mozart- Don Giovanni - Aria "Madamina, il catalogo...
Mozart- Nozze di Figaro: Aria "Non piu andrai"
De Mozart suas duas peças no programa; Don Giovanni e as Bodas de Fígaro também são ícones da cultura, não só de ambientes sofisticados, mas também dos populares de tanto desde sua estreia em 1786. É uma ópera bufa em quatro atos, que satirizava certos costumes da nobreza. É uma das obras mais executadas até hoje e usada de filmes da arte, desenhos animados e até publicidade. Don Giovanni, ópera em dois atos de 1787 e conta a estória de Don Giovanni que conquistava o amor das jovens e depois as abandonava.
Brahms: danças Hungaras: Nos. 5 and 6
As Danças Húngaras de Brahms formam um acervo que totalizam 21 Danças, neste estilo que se afirma “cigano”. Não foi o único compositor na época que se encantou pelo ritmo e em 1869 com 36 anos de idade mostra ao mundo suas primeira dezena de composições do gênero.
Suppé- Abertura A Cavalaria Ligeira
A Cavalaria Ligeira de Franz von Suppé, é uma homenagem aos feitos da cavalaria austríaca que combateu os soldados de Napoleão. É famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.
Sobre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Reconhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local. A partir de 1975, passou a receber do poder público o apoio necessário para a manutenção de um grupo solidamente constituído e apto a desenvolver um trabalho artístico de excelência. Desde então, a orquestra tem atraído grandes músicos para os seus quadros, com passagem obrigatória nos principais festivais e eventos eruditos. Atualmente tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como regente titular e diretor artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina
Foto: Fabiana Ribeiro – Secretaria de Cultura de Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário