Labels

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conferência de Cultura define propostas para encontro estadual

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu no último domingo, dia 4, no Novo Centro Cultural Morada do Sol a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento teve como objetivo debater e aprovar propostas para a política cultural do município, que serão encaminhadas pelos delegados eleitos na ocasião para a Conferência Estadual de Cultura, dias 11 e 12 de setembro em São Paulo, e posteriormente, para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, em novembro em Brasília. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, governo, classe artística e o vereador Bruno Ganen, além de Fabio Riani Costa Perinotto e Leonel de Arruda, que colaboraram como facilitadores e possuem experiência prévia na organização de conferências municipais, construção e adequação das propostas culturais e adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a exemplo do trabalho que desenvolvem hoje em Rio Claro.
“Esta discussão é fundamental para agregarmos ao nosso planejamento as ideias e reflexões dos artistas, sem isso não temos como implementar uma política que realmente reflita seus anseios e ao mesmo tempo beneficie a população”, destacou a secretária municipal de Cultura de Indaiatuba Erika Hayashi Kikuti durante a abertura da conferência. “Nossa visão será sempre geral, não setorizada, mas as contribuições individuais são importantes. Fico muito satisfeita que tenhamos este espaço de diálogo. Creio que hoje estamos mais organizados e mais embasados ainda do que na primeira conferência que fizemos”, apontou.
A reunião começou com a leitura do regimento interno da conferência, seguida de breve palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura do Governo Federal. Em seguida, foram debatidas propostas colocadas nas pré-conferências realizadas nos dias 30 de julho e 01 de agosto e apresentadas novas proposições. Todas as estratégias sugeridas serão elencadas pela comissão organizadora da conferência municipal em quatro eixos temáticos - Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável – para a apresentação no evento estadual. Entre os pontos abordados, há propostas para a valorização do artista local, descentralização e ampliação dos espaços culturais na cidade, criação de um conselho municipal de cultura e maior estímulo à formação cultural de base, entre outros.
Ao final da conferência foram eleitos os delegados que representarão Indaiatuba na conferência estadual, estipulados pelo Ministério da Cultura em 5% do número de participantes do evento municipal para públicos entre 25 e 500 pessoas, sendo 50% representantes do governo e 50% da sociedade civil. Por esta proporção, o município teve direito a dois delegados. A secretária municipal de Cultura, de acordo com o regimento da conferência, é considerada delegada nata, ficando portanto responsável pela representação do governo. Para representar a sociedade civil, foi eleita pelos presentes a diretora teatral Paloma Dourado, com mais de 20 anos de atuação na área cultural no município.
“Gostaria de agradecer a contribuição de todos nesta conferência e pedir que continuem participando conosco das discussões relevantes para a cultura em Indaiatuba”, afirmou Erika no encerramento do encontro. “Teremos outras oportunidades, como as reuniões periódicas abertas a todos os interessados e também um fórum para discutir a estruturação do conselho municipal de cultura, conforme sugestão coletiva. Nosso trabalho está apenas no começo e esperamos continuar contando com o apoio da sociedade e da classe artística em nossos desafios”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário