Labels

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projeto Capacitar


A Congesa Engenharia e Construções Ltda e o Colégio Objetivo Indaiatuba se uniram para realizar o Projeto Capacitar – Sustentando a eficiência. O projeto visa estimular a cultura de aprimoramento contínuo, compartilhando o know-how e a experiência dos profissionais envolvidos. Dessa forma, os professores do Colégio passarão por um programa de atualização e aperfeiçoamento, que terá como estágio o curso de alfabetização de adultos realizado no canteiro de obras da Congesa.

         O Projeto Capacitar surgiu da necessidade de se valorizar um dos setores mais importantes no desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, da nação brasileira: a educação. “Estamos cientes de que uma das maiores carências do Brasil, hoje, é a educação e que é através dela que podemos reduzir as diferenças sociais e contribuir para um país melhor”, explica a mantenedora do Colégio Objetivo Indaiatuba, Loide Rosa.

         Para a diretora da Congesa, Adriana Mazzoni, o Projeto Capacitar une duas empresas de Indaiatuba preocupadas com ações de cidadania. “Atuamos em segmentos distintos, mas temos um objetivo comum, que é o de oferecer oportunidades melhores às pessoas com as quais trabalhamos. Na construção civil, há uma grande carência de mão-de-obra qualificada e o primeiro passo é a educação de base, a alfabetização. É gratificante levar o conhecimento à nossa equipe no local de trabalho”, declara.

O acesso à educação, segundo Adriana Mazzoni, irá contribuir para o aumento da auto-estima dos trabalhadores, tanto funcionários da Congesa quanto terceirizados que ingressarem no curso. “Acreditamos que haverá crescimento profissional e pessoal, ou seja, uma conquista para toda a vida”, conclui.

Prefeito Reinaldo Nogueira, Rita Trasferetti (Secretária de Educação), Adriana Mazzoni, Maria Angélica Peratello e Loide Rosa

Fabio Conte, Adriana Mazzoni, Rita Trasferetti, Angélica Peratello, Loide Rosa, Maurício Baroni e Orlando Scheneider

Equipe da Congesa e os alunos do Projeto Capacitar

Adriana Mazzoni, Lucimara Andriani, Maurício Baroni, Rita e Samy Sultan e Loide Rosa – parceiros do Objetivo

Renato Rosa, Samy e Rita Sultan

Adriana Mazzoni e Loide Rosa e a equipe pedagógica do Projeto Capacitar 

Dinâmica do projeto
         O Projeto Capacitar envolve os profissionais da educação de base, principalmente das séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um curso de extensão destinado aos profissionais da área de educação, com Licenciatura nas áreas de Pedagogia, Letras, Matemática, História, Geografia e Arte, com carga horária de 360 horas, em aulas oferecidas aos sábados, das 7h30 às 12h30, com início em fevereiro. A duração é de 18 meses, com proposta de estágio para aplicação dos conhecimentos adquiridos, sempre supervisionados por profissionais especialistas e atuantes do Colégio Objetivo Indaiatuba.
        
O estágio se dará no canteiro de obras do Pátio Andaluz, da Congesa, onde a empresa irá disponibilizar o espaço e toda a estrutura necessária para a realização do curso de alfabetização de seus funcionários e terceiros. Na primeira fase do projeto, os alunos interessados – cerca de 20 pessoas com idades entre 25 e 67 anos – terão aulas duas vezes por semana, com início em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário