A Orquestra
Sinfônica de Campinas apresenta Concerto Especial nesta sexta, às 20h, e no sábado, às 16h, Alessandro
Sangiorgi, no Auditório da
Faculdade Ciências Médicas Unicamp
Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126, Barão Geraldo, Campinas, com entrada gratuita.
Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126, Barão Geraldo, Campinas, com entrada gratuita.
O regente será Alessandro Sangiorgi e o solista convidado o trompetista Vladislav Lavrik. O programa
será a Abertura Concertante , de Camargo
Guarnieri; Concerto para Trompete em Mi bemol , de J. N. Hummel e a Sinfonia no. 38, em Ré Maior, Praga,
KV 504, de W.
A. Mozart.
Guarnieri compôs a Abertura Concertante para um concerto nos
EUA para o qual foi convidado por Aaron Coopland, que foi apresentada em 1943
pela Boston Symphony Orchestra sob a regência do próprio compositor. Foi
dedicada à Copland e com a excelente repercussão do concerto em Boston,
Guarnieri tornou-se um dos músicos brasileiros mais considerados no exterior,
apesar do caráter nacionalista de seu trabalho, conforme apontou Mário de
Andrade ao comentar que nesta obra Guarnieri havia encontrado a solução para o
que chamou “alegro brasileiro”, ou seja, uma perfeita adaptação de características
nacionais a uma música de âmbito internacional.
O Concerto para
Trompete em Mi bemol foi composto em Viena em 1803 e, sendo uma composição
de um período de transição, seu estilo oscila entre Mozart e Beethoven.
Dividido em três movimentos, sendo o primeiro um Allegro con spirito, de
caráter vivo. O segundo movimento, Andante, traz elementos do romantismo, com o
cantábiledo trompete acompanhado por uma orquestra discreta, similar a uma aria
de ópera. Este clima contrasta com o movimento final, um Rondo (indicando que
há um tema que sempre retorna), já que o movimento é brilhante, exigindo grande
empenho do solista.
A apresentação ocorreu em 1804, quando Hummel tinha acabado
de assumir o posto de mestre-de-capela em Esterhazy, sendo este seu primeiro
concerto naquele local. Nesta ocasião foi utilizado um novo trompete de chaves,
apresentado pessoalmente por seu criador, Anton Weindinger. O novo instrumento
permitiu a Hummel explorar as notas graves do trompete, o que antes não era
possível. Mas o trompete de chaves teve vida breve, logo foi substituído pelo
instrumento de válvulas que permitia a utilização de todas as notas da escala
cromática.
Historicamente a Sinfonia Praga está situada entre duas
óperas: “As bodas de Fígaro” e “Don Giovanni” e está impregnada deste gênero.
Foi escrita em apenas três movimentos e, ao contrário do padrão, não apresenta
um Minueto e Trio. Inicia-se com uma introdução lenta, Adagio, que termina em um Allegro,
criando uma estrutura que se aproxima de suas óperas, no sentido em que drama e
comédia se misturam. No segundo movimento, Andante,
no qual são omitidos trompetes e percussão, há um delicado e cantante diálogo
entre instrumentos de cordas e de sopros. No último movimento, Finale: Presto, trechos ágeis e
brilhantes são justapostos à música de grande profundidade.
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