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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas


A Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta Concerto Especial nesta sexta, às 20h, e no sábado, às 16h, Alessandro Sangiorgi, no Auditório da Faculdade Ciências Médicas Unicamp
Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126, Barão Geraldo, Campinas, com entrada gratuita.
O regente será Alessandro Sangiorgi e o solista convidado o trompetista Vladislav Lavrik. O programa será a Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri; Concerto para Trompete em Mi bemol, de J. N. Hummel e a Sinfonia no. 38, em Ré Maior, Praga, KV 504, de W. A. Mozart.
Guarnieri compôs a Abertura Concertante para um concerto nos EUA para o qual foi convidado por Aaron Coopland, que foi apresentada em 1943 pela Boston Symphony Orchestra sob a regência do próprio compositor. Foi dedicada à Copland e com a excelente repercussão do concerto em Boston, Guarnieri tornou-se um dos músicos brasileiros mais considerados no exterior, apesar do caráter nacionalista de seu trabalho, conforme apontou Mário de Andrade ao comentar que nesta obra Guarnieri havia encontrado a solução para o que chamou “alegro brasileiro”, ou seja, uma perfeita adaptação de características nacionais a uma música de âmbito internacional. 
O Concerto para Trompete em Mi bemol foi composto em Viena em 1803 e, sendo uma composição de um período de transição, seu estilo oscila entre Mozart e Beethoven. Dividido em três movimentos, sendo o primeiro um Allegro con spirito, de caráter vivo. O segundo movimento, Andante, traz elementos do romantismo, com o cantábiledo trompete acompanhado por uma orquestra discreta, similar a uma aria de ópera. Este clima contrasta com o movimento final, um Rondo (indicando que há um tema que sempre retorna), já que o movimento é brilhante, exigindo grande empenho do solista.
A apresentação ocorreu em 1804, quando Hummel tinha acabado de assumir o posto de mestre-de-capela em Esterhazy, sendo este seu primeiro concerto naquele local. Nesta ocasião foi utilizado um novo trompete de chaves, apresentado pessoalmente por seu criador, Anton Weindinger. O novo instrumento permitiu a Hummel explorar as notas graves do trompete, o que antes não era possível. Mas o trompete de chaves teve vida breve, logo foi substituído pelo instrumento de válvulas que permitia a utilização de todas as notas da escala cromática.
Historicamente a Sinfonia Praga está situada entre duas óperas: “As bodas de Fígaro” e “Don Giovanni” e está impregnada deste gênero. Foi escrita em apenas três movimentos e, ao contrário do padrão, não apresenta um Minueto e Trio. Inicia-se com uma introdução lenta, Adagio, que termina em um Allegro, criando uma estrutura que se aproxima de suas óperas, no sentido em que drama e comédia se misturam. No segundo movimento, Andante, no qual são omitidos trompetes e percussão, há um delicado e cantante diálogo entre instrumentos de cordas e de sopros. No último movimento, Finale: Presto, trechos ágeis e brilhantes são justapostos à música de grande profundidade. 

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