Labels

terça-feira, 8 de maio de 2012

Itu apresenta montagem de "O Ébrio" no fim de semana


A Secretaria Municipal de Cultura de Itu, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), realiza duas apresentações do Circo Teatro Guaraciaba com o clássico “O Ébrio”, de Vicente Celestino e Gilda de Abreu, sucesso no cinema em 1945 e posteriormente adaptado para os palcos dos circos-teatros. As apresentações serão gratuitas, no sábado (12/05) e no domingo (13/05), no Teatro Eleazar de Carvalho, às 20h, e são para maiores de 10 anos. Na peça, o jovem do interior, com grande talento para a música e boa situação financeira, Gilberto Silva se vê totalmente sem posses, por seu pai perder a fazenda. Sem apoio dos parentes, vai à cidade grande e perambula pelas ruas. Até que um padre incentiva-o a procurar um emprego e também, a explorar suas habilidades artísticas. Obtém sucesso e se forma em medicina.
Rico e famoso, o médico passa a ser assediado pelos parentes que o rejeitaram no passado.
Apesar de tudo que sofreu quando era pobre, os recebe generosamente em sua casa. No entanto, um dos primos rouba-lhe a mulher e a fortuna, e as jóias da família. O primo atinge seus objetivos, e Gilberto, desiludido, decide abandonar tudo, transformando-se num bêbado errante.
Em comemoração aos 65 anos do Circo-Teatro Guaraciaba, o projeto “O Universo do Melodrama no Circo-Teatro” tem como objetivo, levar o melodrama “O Ébrio” para diversos municípios, resgatando a linguagem do Circo-Teatro. A história origina-se no maior sucesso do cantor Vicente Celestino, gravada em 1936, que seria adaptada como peça e, em 1946, viraria um filme dirigido por sua mulher Gilda de Abreu e que se suspeita ter sido o mais visto em todos os tempos no Brasil, na relação espectadores/população. O próprio Vicente percorreria o País interpretando o ex-médico alcoólatra, na maioria das vezes em circos, já que a maioria das cidades não tinha um teatro.
Na montagem em Itu participam atores dos tempos áureos do circo e que fizeram parte das primeiras adaptações de “O Ébrio”, assim como novos talentos. Com a nova montagem da peça, a velha guarda ficou encarregada de atuar no ato apoteótico do texto, quando a emoção e o talento desses grandes mestres do circo vêm à tona.
No sábado ainda haverá um bate-papo com os artistas do circo logo após a apresentação da peça.
Para quem quiser assistir a esse grande espetáculo o teatro Eleazar de Carvalho fica na rua Cuiabá, 61, no bairro Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário