A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, vinculada à Prefeitura Municipal, está programando novas atividades culturais envolvendo a Biblioteca Pública “Rui Barbosa”, o Museu do Casarão Cultural Pau Preto e o Arquivo Público Municipal. Além das ações já existentes, como o Prêmio Nabor Pires de Camargo, o Concurso Cultural da Turma do Gabi e o projeto Passeios da Memória, desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, estão previstas diversas atividades de estímulo à leitura para crianças e jovens.
Em 2013 serão realizadas “tendas literárias”, direcionadas para crianças a partir dos dois anos, “rodas de leituras” entre crianças entre 7 e 10 anos e “saraus literários”, que pretendem estimular este importante hábito entre os adolescentes. Nas ações serão trabalhados principalmente livros que abordam a história de Indaiatuba e região. Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, todas as ações terão como foco a divulgação da cultura e história regionais. “O resgate da cultura e memória de Indaiatuba e região são extremamente importantes para que possamos atuar no presente projetando o futuro. Esse conceito deve ser incutido em todos os públicos, principalmente o infantil”, destacou.
A Biblioteca Pública “Rui Barbosa” foi pré-selecionada em um edital de chamada pública disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e deverá receber no próximo ano R$ 13 mil em livros. Em 2012 a biblioteca do município já havia sido beneficiada com 2.040 novos livros adquiridos por meio Cadastro Nacional de Bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Fundação Biblioteca Nacional. O Projeto Mais Leitura, que disponibiliza livros para empréstimos em espaços públicos, deverá ser ampliado com a inserção de novos estandes de livros em mais pontos da cidade.
Museu
Duas exposições, organizadas a partir de parcerias com outras instituições culturais, já estão confirmadas para ocorrer no Museu do Casarão Cultural Pau Preto em 2013. A primeira delas intitulada “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria” foi possibilitada através de uma parceria firmada entre a fundação e o Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão e deverá ser iniciada ainda em janeiro. A mostra resgata a experiência imigratória baseada no sistema de parceria realizado pelo Senador Vergueiro, no século XIX, que consistia no chamamento de imigrantes europeus para substituir, em parte, o uso da mão-de-obra escrava. A produção resultante do trabalho dos colonos era dividida entre proprietários e parceiros (imigrantes).
Outra exposição do Museu do Casarão Cultural Pau Preto já confirmada pela Fundação Pró-Memória para ocorrer no segundo semestre do ano, é intitulada “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”. A mostra, pertencente ao Projeto Memória do Banco do Brasil, visa difundir a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira.
Arquivo Público
No âmbito do Arquivo Público Municipal a Fundação Pró-Memória pretende elaborar e disponibilizar em sua página eletrônica na internet um guia contendo uma relação de todos os documentos e coleções pertencentes ao acervo, facilitando o acesso. O projeto e “História Oral e Biografia” deverá ser retomado e disponibilizado na internet, facilitando a pesquisa e o acesso aos consulentes. Outro projeto a ser iniciado em 2013 é a digitalização dos livros de registro e protocolo do Cemitério Candelária - Taipas e Pedras (os mais requisitados pela população), pois muitos são bastante antigos, o que dificulta o manuseio e o acesso às informações.
Estão previstas ainda outras atividades educativas no Museu e no Arquivo com o intuito de aproximar estudantes e educadores dos documentos e objetos históricos pertencentes aos acervos locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário