Labels

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rumo à Serra Gaúcha

Este blogueiro-jornalista parte amanhã para a cobertura do Fan-tour da Vindima do Vale dos Vinhedos. A programação será de 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2013 nos dois principais roteiros enoturísticos do Brasil: Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul) e Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua), além da Rota das Cantinas Históricas. O convite é das regiões produtoras do Vale dos Vinhedos e dos Vinhos dos Altos Montes. Durante essa semana, tentarei manter o Light na Night atualizado, mas vai depender das condições wifi dos locais de hospedagem.


Apesar de a abertura oficial da vindima estar programada para o dia 2 de fevereiro, no Hotel Villa Michelon, a colheita já está em andamento, principalmente em razão do adiantamento da safra em cerca de 20 dias. Este mês foi a vez de colher as uvas americanas, utilizadas para a produção de suco de uva, além das viníferas como a Chardonnay e a Pinot Noir, ideais para o vinho base espumante. O auge da safra, quando são colhidas as uvas que originam os melhores vinhos, é aguardado para os meses de fevereiro e março, quando as variedades mais tardias, como Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, por exemplo, atingem seu ponto máximo.

As 31 vinícolas que integram a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) respondem por 20% da produção nacional de vinhos finos e 25% de espumantes, o equivalente a uma média anual que gira em torno de 12 a 14 milhões de garrafas. Esta é a primeira vindima do Vale depois da obtenção da Denominação de Origem – única de vinhos no Brasil -, mas o controle de produção é uma prática que acompanha os produtores há safras.

Incremento ao enoturismo
Para celebrar a vindima, a Aprovale lançou o programa Dia & Noite Vale dos Vinhedos, que iniciou às vésperas do Natal e segue até 17 de março integrando o Bento em Vindima. A iniciativa, além de reforçar a programação durante as festas de final de ano, também incrementa as atrações para o período da colheita. A principal novidade foi o prolongamento do horário de visitação em vinícolas, proporcionando ao visitante a experiência de visitar as empresas também à noite. Com isso, cresceu o número de atrativos como jantares harmonizados, colheita noturna, visitas guiadas, entre outros. A prática não atingiu todas as empresas, mas a Aprovale espera ampliar as adesões ano a ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário