O secretário municipal de Esportes de Indaiatuba Humberto Panzetti assume em abril a presidência da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer – Asmel. A entidade, que é composta por secretários municipais de esportes de cidades de 14 Estados do Brasil, visa adotar um padrão de qualidade e eficácia para as políticas implementadas para o esporte, o lazer e as atividades físicas nos municípios, garantindo que promovam a inclusão social e que sejam coordenados por profissionais qualificados, além de buscar apoio do governo federal para expansão das ações. “Nossa principal bandeira será a aprovação junto ao Congresso Nacional de lei que garanta a dotação de pelo menos 1% do orçamento municipal para o esporte, a exemplo do que já temos com a educação e com a saúde, que tem patamares de investimento pré-definidos”, comenta Panzetti. “Hoje, 94% dos municípios no país tem menos de 1% de dotação no orçamento, o que inviabiliza o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade. Indaiatuba, com 2,2% do orçamento, faz parte de uma elite de apenas 30 municípios com mais de 2%. A média do Estado de São Paulo é de 0,043% e do País de 0,062%”, destaca.
Panzetti aponta que, nesta gestão de quatro anos, também tem como meta resgatar a relevância da Asmel Nacional, que tem uma cadeira fixa no Conselho Nacional do Esporte, órgão colegiado de deliberação, normatização e assessoramento, diretamente vinculado ao Ministro do Esporte. “Precisamos ampliar a participação dos secretários e Estados na entidade, torná-la cada vez mais representativa, uma vez que temos voz ativa no Conselho, onde são debatidos os rumos e medidas das políticas nacionais para o esporte. É fundamental que estejamos lá ativos, levando nossa experiência e as necessidades dos municípios, responsáveis pelo esporte educacional, que forma, inclui e valoriza o cidadão”, enumera. “Estivemos recentemente em reunião com o ministro Aldo Rebelo, onde falamos da reformulação da Asmel e da nova diretoria, que será eleita também em abril em composição de chapa única, e o ministro se mostrou muito receptivo à participação mais ativa da entidade. Também tenho me reunido com secretários municipais, como o de São Paulo, de Salto, Itupeva, Guarulhos, Botucatu, entre outros, já com vistas ao início das atividades no final de abril”, finaliza o secretário.
Humberto Panzetti está à frente da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba desde abril de 2012. Atua na área esportiva há 30 anos como atleta de nível internacional, administrador em Entidades Desportivas e gestor público na área de esportes. Formado em Filosofia e Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica (Puccamp), é mestre em Filosofia da Educação pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Especialista em treinamento e políticas públicas de esporte, foi Conselheiro Nacional de Esporte dentro do Ministério de Esportes de 2005 a 2008. Assessorou 24 municípios na implantação de política pública para o esporte e captação de recursos públicos. Foi um dos seis membros da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte, que avalia os projetos potencialmente beneficiários da Lei que reduz o imposto de renda de patrocinadores ou doadores do esporte no Brasil. Fez parte da criação do Programa Federal “Segundo Tempo” oferecido pelo Ministério de Esporte. É conselheiro estadual de esporte e presidente da Oned (Organização Nacional das Entidades do Desporto). Professor universitário, é atualmente presidente da South American Armwrestling Federation [tradução livre, Federação Sul Americana de Luta de Braço] S.A.A.F e vice-presidente da World Armwrestling Federation [tradução livre, Federação Mundial de Luta de Braço] W.A.F. Recebeu também o título de Cidadão Indaiatubano em 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário