Labels

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Começa segunda fase da reforma do Casarão Cultural Pau Preto

A segunda etapa da reforma do Casarão Pau Preto começou na semana passada com a instalação dos tapumes no entorno do prédio. As empresas Exsa Desenvolvimento Urbano e Congesa Engenharia e Construções serão parceiras na reforma e restauração do conjunto histórico. A obra, que incluirá a readequação do trânsito em frente ao prédio e terá um custo estimado de R$ 500 mil, ainda contará com os serviços da Secretaria de Obras e Vias Públicas e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Durante a obra, a administração e a superintendência da Fundação Pró-Memória atenderão no prédio do Arquivo Municipal, localizado na rua Jácomo Nazário, nº 1.046, bairro Cidade Nova. O secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, explica que aguardava a desocupação do prédio para que a obra fosse iniciada, o que aconteceu no final de agosto.
Também no final do mês passado o Escritório Arquiterra, que foi contratado pelas empresas parceiras da reforma, realizou o plano de prospecção muraria nas alvenarias do Casarão para a identificação dos problemas.
Na próxima semana a Secretaria de Obras irá executar o escoramento do telhado na área próxima às paredes danificadas para que os profissionais possam trabalhar com segurança. “Esse serviço de recomposição da parte danificada das paredes será feito pelo escritório Arquiterra juntamente com funcionários cedidos pelo Saae. Paralelo a esse trabalho, uma outra equipe contratada pela Exsa e Congesa iniciará a obra na reserva técnica”, explicou Coral.
A expectativa é que a obra completa, incluindo o calçadão, seja concluída em seis meses. A data da liberação do tráfego de veículos leves no trecho da rua Pedro Gonçalves deve ser definida nos próximos dias.

Obras
Essa segunda etapa de obras do Casarão incluirá a recuperação dos revestimentos internos e externos das paredes, que foram danificados; revisão de toda a cobertura, incluindo telhas, madeiramento e calhas; instalação de manta de subcobertura; revisão das instalações elétricas; pintura geral; construção de sanitários; adequação do anexo para receber a reserva técnica do museu; construção do carroçário e recuperação de pisos danificados.
Pela parceria, a Prefeitura vai custear o material necessário para a reforma e as empresas parceiras ficarão responsáveis pela execução de todos os serviços, inclusive a contratação da empresa especialista para assessoria e acompanhamento das obras, que é a Arquiterra.
A obra de readequação viária da rua Pedro Gonçalves também foi anunciada pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) no final de maio, na apresentação da Exsa e da Congesa como parceiras. Conforme acordo feito com a Fundação Pró-Memória, em frente ao Casarão a via terá o leito estreitado para que haja somente circulação de veículos leves. Com isso será possível a criação de um boulevard em frente ao prédio. “Com esta medida, vamos diminuir o trânsito local, que é uma preocupação da Fundação, e também criar uma área de convívio em frente ao edifício histórico”, completa o prefeito.
Para essa fase de obras as empresas parceiras vão custear o material e a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras e Vias Públicas, ficará responsável pela mão de obra.
As obras de reforço nas fundações do prédio foram concluídas em maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário