Labels

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Festival de Filmes Italianos do Topázio começa nesta quinta

O tradicional Festival de Filmes Italianos do Cine Topázio chega à sua 13a edição nesta quinta-feira. As sessões acontecerão todas as quintas de setembro às 15h e 19h30 no Multiplex Topázio do Shopping Center Jaraguá e o ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível. Nas duas primeiras quintas, a comida arrecadada será doada á Casa da Providência e nas duas últimas, ao Ciaspe. Em todas as sessões noturnas haverá música italiana ao vivo com o Professor Celso Bertazzi e a cantora Fabiana, alémde sorteiro de brindes, e na última sessão do dia 26, haverá show com o grupo Mix Musicale.


O 13o Festival de Filmes Italianos será aberto dia 5 por "Bom dia, Bailônia" (1987), dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani ("Pai, Patrão", "A Noite de São Lourenço"). Em busca de uma vida melhor, 2 irmãos italianos imigram para os Estados Unidos e acabam se envolvendo com o pioneiro do cinema D.W. Griffith, trabalhando na cenografia de sua obra-prima, "Intolerância". Mas a I Guerra Mundial marcará para sempre suas vidas. O filme lançou o hoje conhecido ator portugês Joaquim de Almeida, o Sherlock Holmes de "Xangô de Baker Street". O americano Vincent Spano, que interpreta seu irmão, já vinha de filmes importantes como "O Selvagem da Mortocicleta" e "Os Amantes de Maria", mas não fez grande coisa desde então. Mais conhecida ficou Gretta Scacchi, que teve destaque no thriller "Acima de qualquer suspeita" e na oba-prima de Robert Altman, "O Jogador". Não é o melhor exemplar da obra dos irmãos Taviani, mas é interessante sobre tudo por recontar as origens do cinema-espetáculo introduzido por Griffith em Hollywood, e sua ligação com os épicos italianos do período.


No dia 12, o filme será "Realitty - A Grande Ilusão" (2012), de Matteo Garrone ("Gomorra"). Luciano é o dono de uma peixaria que faz vários bicos para manter sua família. Um dia, sua família passeia em um shopping center e descobre que lá estão fazendo testes para o Grande Fratello, a versão italiana do programa de TV Big Brother. Chamado via celular, Luciano vai ao local fazer um teste. Os produtores gostam dele e o chamam para um segundo teste. Empolgado com a chance de enfim melhorar de vida, Luciano dá como certo que estará na próxima seleção do programa. Só que o tempo passa e, sem nenhum comunicado da emissora de TV, ele fica cada vez mais paranóico. O filme .foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes (2012) e ganhou o Grande Prêmio do Júri. No elenco estão Aniello Arena, Nando Paone e Claudia Gerini ("A Paixão de Cristo" e "A Desconhecida").


O filme do dia 19 será "A Bela que dorme" (2012), de Marco Bellochio ("Vincere", "Henrique V"). Um mosaico de diversas histórias interligadas questionando o sentido da vida, amor e esperança, durante os seis últimos dias de vida de Eluana Englaro, após um coma vegetativo de 17 anos. Com Toni Servillo, Isabelle Huppert ("A professora de piano", "Amor") e Michele Riondi. Bellocchio é um diretor de prestígio na Itália, que surgiu no final do grande ciclo entre o final dos anos 40 e início dos 80.


Fechando o Festival, no dia 26, uma produção do período clássico italiano, "Felizes para Sempre" (1967), de Francesco Rossi ("O Bandido Giuliano", "O Caso Mattei"), com Sophia Loren e Omar Shariff. Um conto de fadas sobre as desventuras da bela, mas temperamental camponesa napolitana, Isabella, quando ela conhece o mal-humorado príncipe espanhol Rodrigo Ferrante y Davalos. O Rei da Espanha ordenou Rodrigo para escolher uma esposa entre as sete princesas italianas, mas ele se apaixona pela humilde camponesa. Com a ajuda de bruxos e santos, Isabella conquista o coração do seu príncipe, depois de muitos eventos divertidos. Produzido por Carlo Ponti como veículo para sua mulher, Sophia Loren, o filme foge completamente do cinema-denúncia habitual de Rossi.

1 comentários:

  1. Adoro filmes italianos! Com certeza estarei no Topázio Jaraguá prestigiando mais uma vez! PS: precisa uma revisada geral nesse post, encontrei vários errinhos de digitação! bjkcas...

    ResponderExcluir