Labels

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Produtor de Portugal visita Brancotinto em Indaiatuba

A Brancotinto Vinhos & Bistrô recebeu na segunda-feira a visita de André Manz, proprietário da ManzWine, vinícola portuguesa sediada em Cheleiros. O slogan da empresa para esta introdução ao nosso mercado é “Vinho português com sangue brasileiro”, justamente porque Manz é nascido em Caraguatatuba. Sua história é bem interessante: goleiro revelado pelo Taubaté, ele foi jogar no Estoril de Portugal e acabou se radicando no país. Uma lesão encurtou sua carreira nos gramados, e Manz passou a se dedicar à Educação Física, que havia cursado em Taubaté. Tornou-se empresário da área de fitness, tendo sido responsável pela introdução da aeróbica e aeróbica coreografada em terras lusitanas, e tornou-se lider nesse segmento no país.
Adquiriu um hectare de vinhedos na aldeia de Cheleiros, na região de Lisboa, disposto a produzir vinho para seu próprio consumo, e descobriu lá uma variedade de uvas brancas em extinção, a Jampal. Com esta, passou a produzir o Dona Fátima, único vinho monocasta Jampal do mundo, que se tornou seu cartão de visitas no mercado internacional. Muito mais do que uma curiosidade, revelou-se uma bebida untuosa, de bom corpo, acidez e persistência que, para a sommelière Josi Pieri, a coloca no nível do afamado Pera Manca.
André Manz, brasileiro que faz vinho em Portugal
O ótimo resultado com esse vinho animou Manz a investir na atividade. Expandiu a área plantada, contratou o enólogo Ricardo Noronha, passou a comprar uvas de outros locais e criou novos rótulos. Para o mercado brasileiro ele está trazendo, além do Dona Fátima (provamos a safra 2011); o Rosé feito com uvas Castelões (Cheleiros, safra 2012); Pomar do Espírito Santo, um assemblage de Touriga Nacional, Aragonês e Castelão (Cheleiros, safra 2010); Contador de Histórias,blend de Touriga Nacional, Syrah e Petit Verdot (Setúbal, 2009) e o Douro, de Touriga Nacional e Tinta Roriz (safra 2009).
Os vinhos agradaram a todos na Brancotinto, tanto é que os proprietários Josi Pieri e Marcelo Wollermann começaram a organizar um jantar harmonizado com esses rótulos, que deve ser o último de 2013.
O curioso é que, se você for a Portugal ou conhecer alguém que more ou viaje para lá dificilmente vai encontrar esses ótimos vinhos. É que André Manz está voltando sua produção exclusivamente ao mercados externos, a fim de evitar a enorme concorrência, lobbies e “panelinhas” internos, agravados – suponho eu – pelo fato dele ser brasileiro. Com isso, a ManzWine já conseguiu ótima colocação em lojas dutty free e em alguns países da Europa.
O enoturismo também tem sido um segmento importante da empresa, valorizado pela preservação do sítio histórico de Cheleiros, outrora passagem obrigatória entre Lisboa e o palácio de Mafra, residência dos reis portugueses por séculos. Para saber mais sobre a ManzWine clique aqui.
A Brancotinto Vinhos & Bistrô fica na Rua Armando Salles de Oliveira 1.321, Cidade Nova - Indaiatuba  www.facebook.com/brancotinto.universodovinho .

O bistrô funciona às sextas e sábados, das 18h às 23h. Para saber mais sobre os eventos realizados na Brancotinto os contatos são:atendimento@brancotinto.com.br / Telefones (19) 3392.3002 e 3894.7578.

Instagram: @brancotinto

Horário de funcionamento da loja: segunda a sábado das 9 às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário