Labels

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sesi-Campinas recebe mostra de Cinema Alemão Contemporâneo

Daniel Brühl, de "Bastardos Inglórios", em "Minhas Mentiras, Meu Amor"
O SESI-SP, em parceria com o Goethe-Institut, promove pela primeira vez uma mostra de cinema dedicada exclusivamente a títulos alemães. Cine SESI-SP no Mundo: Alemanha Contemporânea I traz ao público da capital e interior paulista sete produções alemãs contemporâneas, de 21 de outubro a 8 de dezembro, em 48 municípios. Em fevereiro de 2014, será realizada a segunda parte da mostra, com a exibição de mais sete filmes. Em Campinas, as duas unidades, Amoreiras e Santos Dmont, receberão os filmes, começando nesta quarta, dia 23. No Santos Dumont, as sessões acontecem às 14h e no Amoreiras às 20h.
A comédia Minhas Mentiras, Meu Amor (Lila Lila), do diretor Alain Gsponer, é um dos destaques da mostra. O longa tem como protagonista o ator Daniel Brühl, que conquistou reconhecimento internacional pela atuação no filme Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!), de 2003.
Já o documentário Olhos nos Olhos, dos diretores Michael Althen e Hans Helmut Prinzler, narra o amor pelo cinema e reúne personalidades da cinematografia alemã ao longo do último século. Eles explicam por que determinados filmes foram importantes e examinam a fundo a marca da identidade alemã na produção audiovisual.  
Outro destaque é o título Wholetrain, de Florian Gaag, um filme que tem como pano de fundo a arte de rua e os códigos hierárquicos da cena do grafite alemão.
Até o dia 8 de dezembro, serão exibidos sete longas, em sessões gratuitas, nas unidades do SESI-SP. A exibição dos filmes é digital, com áudio original e legendas em português. Para consultar a agenda completa acesse www.sesisp.org.br/cultura.

Filmes

Olhos nos Olhos | Auge in Auge (Dia 23/10 no Sesi-Santos Dumont e dia 30/10 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2007/2008, cor, dublado e com trechos legendados em português, documentário, 99 min. 12 anos) Direção: Michael Althen e Hans Helmut Prinzler. Com Caroline Link, Doris Dörrie, Michael Ballhaus, Tom Tykwer.
 Um filme sobre o amor pelo cinema, uma viagem cheia de descobertas ao longo dos cem anos da cinematografia alemã, mostrando que aquilo que parece estar tão distante na realidade está próximo. Olhos nos Olhos segue os rastros dos grandes momentos da sétima arte no país, fazendo uma retrospectiva de imagens inesquecíveis, despertando a vontade de rever os seus clássicos.

Uísque com Vodca | Whisky mit Wodka ((Dia 30/10 no Sesi-Santos Dumont e dia 07/11 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2007/2008, cor, legendado, comédia dramática, 104 min. 12 anos) Direção: Andreas Dresen.   
Devido à sua embriaguez, Otto Killberg, um ator idoso, perde um dia de filmagem e é duplamente trocado em seu papel. A rivalidade entre Otto e seu substituto, Arno Runge, provoca intrigas no set. Tais desavenças não são, porém, as únicas.

Férias | Ferien (Dia 06/11 no Sesi-Santos Dumont e dia 14/11 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2007, cor, legendado, drama, 91 min., 16 anos) Direção: Thomas Arslan
Verão, sol, férias, uma casa de campo afastada na região de Uckermack, ao norte de Berlim, e uma foto da família que se despedaça. A mãe está farta da vida solitária no interior. O casamento da filha está à beira do fim. O filho adolescente tem a primeira briga com a namorada. A avó adoece gravemente e morre. Acontecimentos dramáticos que, no entanto, se infiltram furtivamente.

Minhas Mentiras, Meu Amor | Lila Lila (Dia 13/11 no Sesi-Santos Dumont e dia 21/11 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2008/2009, cor, legendado, comédia, 108 min., 14 anos) Direção: Alain Gsponer
 David, um jovem garçom, apaixona-se por Marie, estudante de literatura. Ele, porém, só consegue conquistá-la quando, ao encontrar um manuscrito, o faz passar por um romance seu. Com o plágio do texto, David faz carreira até Jacky aparecer e se declarar o verdadeiro autor, mas também ele não deixa de ser um impostor.

Polska Love Serenade (Dia 20/11 no Sesi-Santos Dumont e dia 28/11 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2004, cor, legendado, comédia, 75 min., 12 anos) Direção: Monika Anna Wojtyllo
Na véspera do Natal, Max e Anna viajam pela região da Polônia, mais ou menos voluntariamente, num carro caindo aos pedaços. Enquanto ele, o futuro advogado, busca propriedades da família, ela, universitária, quer abandonar sua lata-velha para receber o dinheiro do seguro.

Wholetrain (Dia 27/11 no Sesi-Santos Dumont e dia 05/12 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2006, cor, legendado, drama, 89 min., 12 anos) Direção: Florian Gaag
Wholetrain conta a história de quatro grafiteiros — David, Tino, Elyas e Achim —, que observam as hierarquias, regras, os valores e códigos da cena do grafite. Noite após noite, eles vão para as estações de metrô da cidade, deixando muitas imagens pelo caminho. Mas, quando outro grupo aparece em cena, os quatro se sentem desafiados, iniciando-se uma batalha criativa que vai mudar suas vidas para sempre.

Poll (Dia 04/12 no Sesi-Santos Dumont e dia 12/12 no Sesi-Amoreiras)
(Alemanha, 2009/2010, cor, legendado, drama, 139 min., 14 anos) Direção: Chris Kraus.
Após a morte de sua mãe, Oda von Siering, de 14 anos, retorna à Estônia, para junto de seu pai alemão, e vivencia os últimos dias que antecedem a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Oda esconde um anarquista e escritor estoniano dos soldados russos. A história trágica de um primeiro amor.

SERVIÇO
Mostra Cine SESI no Mundo: Alemanha Contemporânea I
Período: de 21 de outubro a 8 de dezembro*
Sesi- Campinas Santos Dumont: Av. Ary Rodrigues, 200. Fone:  (19) 3225-7580
Sesi-Campinas Amoreiras: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália. Fone: (19) 3772-4184

Nenhum comentário:

Postar um comentário