Labels

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Flauta Mágica, de Mozart, é apresentada pela Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo

O pássaro Papageno, a Rainha da Noite, o príncipe Tamino são personagens que atravessaram os séculos graças à genialidade de seu criador, Wolfgang Amadeus Mozart (1756/1791), quando escreveu a ópera A Flauta Mágica, poucos meses antes de sua morte.
O público terá oportunidade de acompanhar o encantamento dessa obra, realizada em forma de concerto (sem encenação), nas apresentações da Orquestra Sinfônica da Unicamp que acontecem na Unicamp nesta semana: na quarta-feira (6), no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas, e na quinta, na Casa do Lago. As apresentações começam às 19h, com entrada franca. Os concertos fazem parte do Projeto Performance.

Sob a regência do maestro convidado Jorge Geraldo, a Sinfônica da Unicamp terá a participação especial do Coro Contemporâneo, dirigido por Angelo Fernandes.

O projeto é uma parceria com o Ópera Studio do Instituto de Artes da Unicamp. “A iniciativa faz parte dos primeiros passos da Orquestra da Unicamp para trazer a riqueza do gênero da ópera para Campinas, aproveitando a oportunidade de ter um Estúdio de Ópera no Instituto de Artes, que vem atraindo talentos de todo o Brasil, liderado pelos professores Angelo Fernandes e Adriana Giarola Kayama”, destaca aregente titular da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti.
“A preparação desses cantores e também do Coro Contemporâneo visa atingir os níveis de expectativa internacional. É uma parceria que deverá se estender para outras apresentações”, conclui.

Regente da Sinfônica

Jorge Geraldo, natural de Rio Claro (SP), iniciou seus estudos de música na Escola livre de Música “Fábio Marasca”, onde aprendeu clarineta com o professor Marco Antônio Meliscki. Posteriormente estudou saxofone com o professor Almilcar Lobosco em Limeira e também no Conservatório de Tatuí, no curso de saxofone popular com o professor Celso Veagnoli. Participou como saxofonista e clarinetista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Araras, Orquestra Sinfônica da Unicamp, PiraJazz Experimental Big Band, Banda Musical Municipal de Ipeúna, Banda Henrique Marques de Limeira e Banda Sinfônica União dos Artistas de Rio Claro.
José Geraldo faz parte do Coro Contemporâneo de Campinas e também atua como barítono no grupo de pesquisa e execução de música vocal renascentista Camerata Anima Antiqua vinculado à Unicamp.
Há seis anos é regente da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro e coordenador da Escola Gratuita de Música mantida pela banda. Já atuou como regente convidado na Banda Municipal de Batatais, Banda Henrique Marques de Limeira e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Em 2010 fundou o coral Cidade Azul em Rio Claro onde também atua como maestro. É mestrando em regência pela
Universidade de Campinas e desenvolve pesquisa sobre preparação física para maestros com orientação do Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini.

Regente do Coro
Angelo José Fernandes se destaca com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista colaborador, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de câmara, Técnica Vocal e Fisiologia da Voz.
Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG.
Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
Na área da performance musical, integra o quinteto vocal Mestres Cantores de São Paulo e tem realizado diversos recitais como camerista, tanto como cantor quanto como pianista, apresentando um repertório diversificado com ênfase na canção brasileira de câmara. É professor e diretor artístico do Ópera Studio da Unicamp. Atua à frente de dois grupos corais dos quais é regente, diretor artístico e preparador vocal: o Coro Contemporâneo de Campinas e o Madrigal Musicanto de Itajubá.

Ficha técnica
Regente: Jorge Geraldo
Regente do coro e preparador vocal: Angelo Fernandes
Ópera Studio do Instituto de Artes da Unicamp
Coro Contemporâneo de Campinas
Tamino: Daniel Duarte e Tareek Ali Chahin, tenores
Pamina: Raíssa Amaral e Ana Beatriz Machado, sopranos
Papageno: Arthur Canguçu e Vicente Sampaio - barítonos
Rainha da Noite: Tatiana Beffa, soprano
Sarastro: Raphael Domeniche, baixo
Primeira Dama: Mariana von Zuben e Pamina Rodrigues,
sopranos
Segunda Dama: Victória Real e Maria Medeiros, sopranos
Terceira Dama: Susana Boccato e Melissa Sofner, mezzosopranos
Primeira Criança: Juliana Melleiro Rehinboldt, soprano
Segunda Criança: Carolina Carvalho, soprano
Terceira Criança: Nina Ferrari, contralto
Monostatos: Rafael Kashima e Mauricio dos Santos, tenores
Papagena: Luíza Miana, soprano

Serviço
Quando:
Dia 6 (quarta-feira), no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp)
Dia 7 (quinta), na Casa do Lago (Unicamp)
Os concertos começam às 19h e têm entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário