Labels

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estação Cultura é o palco de A Sagração da Primavera

No dia 10 de novembro de 2013, às 18h30 horas, a Estação Cultura será o palco para a execução de uma versão da obra: A Sagração da Primavera.
A obra composta pelo russo Igor Stravinsky e com coreografia criada por Vaslav Nijinsky, completa neste ano, cem anos (1903-2013) com várias montagens em diversos países.

A Secretaria de Cultura de Campinas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Campinas se propuseram a execução da obra Sagração da Primavera acompanhada de um corpo de dançarinos (dança) comemorando seu centenário.

A obra será executada na íntegra. Baseada em uma versão realizada na Alemanha (Berlim) em 2004, quando a Orquestra Filarmônica de Berlim regida pelo maestro Simon Rattle juntamente com o coreografo Royston Maldoon, contaram com a participação de 300 crianças e adolescentes de escolas compondo um coro de dançarinos mirins e bailarinos profissionais.

Na versão campineira participam da montagem, a Orquestra Sinfônica de Campinas, 70 adolescentes entre 12 e 17 anos vinculados a escolas municipais da cidade e ONGs e a participação do grupo de dança profissional “Seis + 1 Cia. de dança” (também de Campinas).

A composição coreográfica traz a contemporaneidade da obra. Baseia-se na ocupação do espaço na capacidade que o coletivo tem de modificá-lo diante a força, organização. Também na forma como o grupo se manifesta. Outras questões são transmitidas por meio da composição coreográfica, questões como o sacrifício; o quanto a decisão coletiva tem a capacidade de sacrificar para o bem de todos. A oportunidade de dar voz ao coletivo.

A escolha de adolescentes ( 12 e 17 anos) tem um caráter pedagógico e inclusivo. Onde as noções do “espaço” (de cada um e do grupo) devem ser respeitado pois ele é um lugar “sagrado”. Estes jovens estão na fase do desenvolvimento a maturidade e demonstram a capacidade para entender a importância de cada um na formação do coletivo (grupo) como suas decisões.

Os bailarinos profissionais da Seis +1 Cia de Dança representam os principais elementos e personagens inscritos na obra musical.

A Cia é dirigida pela coordenadora do curso de dança da UNICAMP, a professora Daniela Gatti que também assina a direção coreográfica nesta versão da Sagração da Primavera.

A montagem tem grande importância artística; há muito tempo a obra não é executada, devido a sua complexidade e dificuldade, soma-se ser incomum composições coreográficas com um grande número de pessoas. E o caráter inclusivo e social, segundo a diretora Daniela Gatti: “ Não importa para mim se eles (os jovens) estão fazendo com a perna direita ou esquerda. Importa sim sentirem a arte. O respeito ao espaço, ao grupo. A importância de cada um para que o todo aconteça”

A direção geral está sendo encabeçada pelo atual diretor da OSMC- Rodrigo Morte; pelo atual regente da OSMC - Maestro Victor Hugo Toro; e pela atual coordenadora do curso de dança da UNICAMP e diretora artística da seis + 1 cia de dança Daniela Gatti .

O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura de Campinas com parceria da Secretaria da Educação.

Concerto Especial | Estação Cultura [entrada gratuita]
Nov 10 - dom [18h30]

A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, de Igor Stravinsky
Concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas
Com a participação de um coro com 70 crianças e a seis+1 cia de Dança

Dia 10 de novembro de 2013
Horário: 18h30
Local: Estação Cultura de Campinas - Pça. Mal Floriano Peixoto, sn - centro | apresentação ao ar livre
Entrada Gratuita

Dança:
Seis + 1 Cia de Dança
Crianças da ONG - Projeto Prodança Criança Escola
Crianças da EMEF - Escola Padre Emílio Miotti
Direção Artística Dança: Daniela Gatti

Victor Hugo Toro, regente

Nenhum comentário:

Postar um comentário