Labels

terça-feira, 18 de junho de 2013

Dia da Comunidade Japonesa será festejado neste domingo

A Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, promove no próximo domingo, dia 23, das 15h às 18h, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei, a terceira edição do evento que celebra o Dia da Comunidade Japonesa, instituído em 2011 no município por projeto de lei de autoria do então vereador Fábio Marmo Conte. Entre as atrações, todas com entrada franca, o público poderá conferir apresentações de música e dança típicas do folclore japonês, além de concorrer ao sorteio de prêmios. Os detalhes da festa foram divulgados nesta terça (18) em coletiva de imprensa promovida pela Acenbi em sua sede. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3834-2584. Confira a programação:
Música
Nobuhiro Hirata – o cantor é conhecido por interpretar a versão em português da música que faz homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, “Pra voltar a ser feliz”.  A canção original, “Ayumi Tsukureta 100 nen” foi composta pela cantora japonesa Mariko Nakahira em 2008. Nobuhiro começou a cantar aos 6 anos de idade e desde então ganhou vários concursos de karaokê em todas as modalidades na comunidade nipo-brasileira, inclusive no Japão. Seu estilo favorito é o “enka”, que o consagrou, mas costuma interpretar também canções de outros estilos como o new enka, pop e infantil.
Grupo de Taiko Atibaia Kawasuji Seiryu -  um dos grupos de taiko mais conhecidos no Brasil, tem mais de 50 integrantes, entre tocadores iniciantes e mais experientes. Foi fundado em 2002 sob a orientação de Yukihisa Oda, mestre de taiko da Academia Kawasuji Daiko da província japonesa de Fukuoka. Durante dois anos, ele transmitiu seus conhecimentos ao grupo de Atibaia e a outros grupos da região por meio do intercâmbio cultural promovida pela JICA (Japan International Coorporation Agency). Em 2005, o grupo de Atibaia conquistou o Campeonato Brasileiro de Taiko na categoria Júnior. Com esse título, representou o Brasil no 8.o Campeonato Júnior de Taiko do Japão, realizado na província de Nagano.
Dança
Alunos da Emeb Miyoki Takahara
Alunos da Emeb Osório Germano e Silva Filho
Grupo de Dança Sohran do Nitigogakko
Grupo de Dança de Senhoras da Acenbi
Grupo de Dança da Anibras de Salto
Grupo de Dança de Jovens
Na entrada da Sala Acrísio de Camargo, o público poderá conferir ainda a exposição de cerca de 70 desenhos e pinturas temáticas realizadas pelos alunos das Emebs Osório Germano e Silva Filho e Miyoki Takahara.
“Para nós é muito importante contar com este momento para festejar e preservar a cultura japonesa”, destacou o presidente da Acenbi Akifiko Morita durante a coletiva de imprensa. “Hoje a presença da comunidade japonesa no município é muito significativa e esperamos que se expanda cada vez mais. Gostaria de convidar a todos a participarem de mais este evento da Acenbi com seus familiares e agradeço também por todo o apoio da Prefeitura Municipal a nossas atividades, sem este suporte certamente não seria possível realizarmos esta grande festa”, completa. No encontro com os jornalistas também estiveram presentes o relações públicas da entidade Mario Takeshi Alexandre e o diretor do departamento cultural Anésio Kimura.
Com 65 anos de fundação, a Acenbi possui hoje 270 famílias associadas e está aberta a novos sócios interessados, de origem japonesa ou não, que desejem participar das ações comunitárias da entidade, que inclui uma série de eventos culturais já tradicionais (como a Festa do Chopp e a Festa do Sushi) e esportivos, com a formação de times infanto-juvenis de beiseol e softbol que se destacam nas competições nacionais e internacionais. O início da imigração japonesa em Indaiatuba data de 1935, com a chegada da família Gomassako, e se intensificou bastante nos anos 60 e 70, quando o trabalho da colônia na agricultura local fez com que o município se tornasse o principal produtor de tomates do estado de São Paulo, resultando em importante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade até os dias de hoje.
Serviço
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jardim Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário