Labels

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cinquenta melhores vinhos de Portugal para o Brasil serão conhecidos em 25 de setembro

Dirceu Vianna Júnior
Em sua segunda edição, o evento que revelará os 50 Grandes Vinhos de Portugal para o Mercado Brasileiro já se tornou um dos principais acontecimentos do setor no país. Um almoço no dia 25 setembro, na Casa Leopolldo Jardins, em São Paulo, será o ponto alto das ações da Vinhos de Portugal no Brasil. A entidade que promove os vinhos daquele país no mundo todo, convidou o master of wine Dirceu Vianna Júnior, brasileiro radicado em Londres, para eleger os 50 Grandes Vinhos, entre cerca de 460 garrafas de vinhos oriundos de todas as regiões produtoras de Portugal.

Para Vianna, além de ter sido um evento desafiador, por causa da necessidade de foco concentrado numa tarefa dessa envergadura, o mais difícil mesmo foi escolher os 50 Grandes. Sobre isso, disse o único master of wine brasileiro: “Tenho confiança de que não deixei passar nenhum vinho sem ter demonstrado o devido respeito por cada garrafa. Em certos casos, garrafas foram separadas e degustei esses vinhos várias vezes, para ter certeza”, afirma.

Esse cuidado se justifica. Só mesmo um profissional como ele é capaz de assumir esse desafio. Afinal, os vinhos portugueses estão conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e vêm chamando atenção. Para o presidente dos Vinhos de Portugal, Jorge Monteiro, esta ação em si não deixa de ter como objetivo impulsionar as vendas, mas “mais do que isso quer reforçar a imagem de Portugal como país de excelentes vinhos, com qualidade consistente, de uma enorme diversidade de aromas e sabores e uma ótima relação custo-benefício.”

Ocupando a terceira posição entre os vinhos estrangeiros mais vendidos no Brasil, Monteiro deseja que já neste ano Portugal possa ocupar o segundo lugar no coração e nas taças dos brasileiros. “O atual consumo per capita, associado às expectativas de desenvolvimento econômico, fazem-nos admitir um crescimento interessante do consumo de vinho no Brasil nos próximos anos. É esse crescimento que queremos disputar”, afirma o presidente dos Vinhos de Portugal.

Sobre Vinhos de Portugal
É a associação interprofissional do setor vitivinícola português, que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados e agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio, à produção, às cooperativas, aos destiladores, aos agricultores e às regiões demarcadas portuguesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário