Labels

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Esta quinta é o Dia do Beaujolais Noveau

Na Marselhesa, se canta que 'le jour de gloire est arrivé", ou "o dia da glória chegou". Para enófilos do mundo todo, o dia da glória é a terceira quinta-feira de novembro de todos os anos, quando "le Beaujolais Noveau est arrivé". A operação logística para que este vinho jovem chegue no mesmo dia em todos os países é digna do Papai Noel, se ele existisse. Nos Estados Unidos, é a bebida do Dia de Ação de Graças, que acontece na quinta-feira seguinte, e na cidade galesa de Swansea, 15 mil pessoas se vestem formalmente para a festa da chegada das garrafas, no que é visto como o início das festividades natalinas por lá.

O Beaujolais em si é o resultado do casamento entre a uva Gamay e o solo de argila arenosa sobre granito da região, que resulta num "vinho realmente fresco, vivaz, frutado e leve, porém de degustação excelente. Gouleyant é a palavra francesa para expressar a forma indescritível como o Beaujolais escorrega pela garganta" (Hugh Johnson e Jancis Robinson em "Atlas Mundial do Vinho"). Ele é produzido por meio de uma técnica chamada maceração carbônica, que realça os sabores frutados.


A Brancotinto Vinhos & Bistrô, de Indaiatuba, é uma das lojas que estão recebendo o Beaujolais Noveau Joseph Drouhin, um dos grandes produtores da variedade.A safra 2013 foi mais tardia que o habitual, mas as uvas foram colhidas com um ótimo grau de maturidade, com cascas mais espessas que em outras safras recentes. Os vinhos estão especialmente ricos e aveludados, com um caráter fresco e elegante, e são uma delícia acompanhando frios. 


A Brancotinto Vinhos & Bistrô fica na Rua Armando Salles de Oliveira 1.321, Cidade Nova - Indaiatuba

www.facebook.com/brancotinto.universodovinho . O Wine Bar funciona às sextas e sábados, das 18h às 23h.
Para saber mais sobre os eventos realizados na BRANCOTINTO os contatos são:atendimento@brancotinto.com.br / Telefones (19) 3392.3002 e 3894.7578.

Instagram: @brancotinto

Horário de funcionamento da loja: segunda a sábado das 9 às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário