A Orquestra Sinfônica da Unicamp encerra sua temporada artística com uma obra verdadeiramente monumental: "Réquiem Alemão", de J. Brahms (1833-1897). Com regência da titular Cinthia Alireti, os concertos serão realizados nos dias 4 (quarta-feira), em Campinas, no Teatro Castro Mendes, e 5 (quinta), em São Paulo, na Igreja São Luiz. Em Campinas, participam os solistas Angelo Fernandes (barítono) e Laura Duarte (soprano), e na récita em São Paulo, Fábio Miguel e a norte-americana radicada no Brasil, Martha Herr, uma das mais importantes vozes da cena lírica.
Os concertos reúnem, ainda, os coros Contemporâneo de Campinas e de Câmara da Unesp, totalizando cerca de 100 vozes.
Brahms começou a escrever seu "Réquiem" aos 32 anos e consumiria outros três para terminá-lo. É sua mais extensa composição, com cerca de 70 minutos.
Costuma-se dizer que é uma peça sacra, mas não litúrgica: não é uma missa para defuntos feita para acompanhar um culto católico. O adjetivo "alemão" deve-se ao idioma em que é cantado.
O "Réquiem" foi uma espécie de passaporte com o qual Brahms passou a ser considerado como um dos sucessores de Beethoven, pelo refinamento e profundidade de sua escrita orquestral.
A peça estreou em 1868. À época, Brahms não havia ainda composto nenhuma de suas quatro sinfonias. Das grandes peças sinfônicas, estavam prontos apenas o "Concerto nº 1 para Piano e Orquestra", a "Serenata nº 1" e a "Serenata nº 2".
Solistas (récita em Campinas)
Laura Duarte, soprano
Graduada em canto lírico pela Unicamp na classe da professora Adriana Kayama. Também foi orientada pelo barítono Inácio de Nonno e pelo tenor Lenine Santos. Participou de masterclasses com Marília Bargas, Bartira Bilego, Luciano SImões. Em 2011, foi bolsista do festival La Musica Lirica, na Itália, onde estudou canto com o mezzo soprano Kathryn Hartgrove e participou de diversos masterclasses, além de cantar na montagem da ópera Don Bucefalo de A. CAgnoni.
Foi integrante do NUO (Núcleo Universitário de Ópera) durante os anos de 2010 e 2011. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas, atuando como solista na Missa Lord Nelson de J. Haydn e no Stabat Mater de G. Pergolesi.
Em 2010, foi a terceira colocada no Bauru Atlanta Competition em Bauru-SP e em 2010 e 2011, finalista do Concurso "Carlos Gomes" em Campinas-SP.
Em 2012 foi selecionada para participar como bolsista no coro do Shleswig-Holstein Music Festival, em Lübeck, na Alemanha. Atualmente cursa o mestrado em Música na Unicamp sob orientação de Ângelo Fernandes e também integra o ópera estúdio da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo).
Angelo José Fernandes, barítono
Angelo José Fernandes é docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde leciona Canto, Ópera Stúdio, Música de Câmara e Técnica Vocal. É Doutor e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, especialista em Regência Coral e Bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Belo Horizonte).
Como pesquisador, foi bolsista de pós-doutorado do CNPq do Ministério de Educação e Cultura do Brasil, e tem se dedicado intensamente ao estudo sobre o uso da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música coral e sua aplicação na performance atual. Além de regente fundador e diretor artístico do Coro Contemporâneo de Campinas, é também maestro do Madrigal Musicanto de Itajubá.
Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Programa: Réquiem Alemão, de Johannes Brahms
Regência: Cinthia Alireti
Solistas: Angelo Fernandes (barítono) e Laura Duarte (soprano).
Coros: Coro Contemporâneo de Campinas, Coro de Câmara da Unesp, regentes: Angelo Fernandes, Fabio Miguel, Josani Keunecke
Quando:
04/12 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas). Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$ 20 e R$ 10.
05 /12 (quinta), às 20h, em São Paulo
Programa: Réquiem Alemão, de Johannes Brahms
Regência: Cinthia Alireti
Solistas: Fábio Miguel (barítono) e Martha Herr (soprano)
Coros: Coro Contemporâneo de Campinas, Coro de Câmara da Unesp, regentes: Angelo Fernandes, Fabio Miguel, Josani Keunecke
Local: Igreja São Luis (Av. Paulista, 2378, São Paulo)
Entrada franca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário