Labels

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ícones do jazz, Lupa Santiago & Paulo Braga apresentam-se quinta-feira em Campinas

Lupa Santiago
Com harmonia moderna e improvisos brilhantes na música brasileira instrumental, dois dos maiores nomes na educação musical – Lupa Santiago & Paulo Braga – realizam um espetáculo gratuito nesta quinta-feira, dia 23, na Adunicamp (Avenida Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, próximo à Casa do Lago), em Campinas, a partir das 20h30.
O guitarrista Lupa Santiago e o pianista Paulo Braga executarão peças consagradas e, também, composições próprias, tudo com um tempero bem brasileiro e contagiante. No repertório, as diferentes influências dos músicos acumuladas não só como educadores, mas, também, nas viagens e turnês realizadas em diferentes países.
Laís, Marrom, Oração e Chinelos, de Lupa Santiago e Farol, Muita hora nessa calma e Valsa, de Paulo Braga, estão entre as composições próprias dos músicos a serem apresentadas no show em Campinas. 
Lupa Santiago abre espaço na agenda da turnê do novo disco Paris/São Paulo, para o show em Campinas. O novo disco, recém lançado no Brasil e na França, é o resultado de dois anos de encontros musicais nos dois países. O CD reúne oito músicas inéditas, três das quais de autoria de Lupa Santiago. Para acompanhá-lo nesse novo trabalho foram convidados três músicos brasileiros e dois franceses: Marcelo Coelho (saxofone), Rubinho Antunes (trompete) Sizão Machado (Baixo), André Charlier (Bateria) e Benoit Sourisse (piano).
Benoit, André e Didier são importantes nomes na cena do jazz em Paris, assim como Marcelo, Lupa e Sizão são grandes ícones da musica brasileira. Selando a bi nacionalidade do projeto, Rubinho, músico brasileiro que mora em Paris.
Neste álbum, o grupo apresenta composições originais que mesclam jazz contemporâneo e música brasileira instrumental. “É a mistura do jazz brasileiro com o europeu com suas diferenças e similaridades somadas”, resume Lupa Santiago, orgulhoso deste 12º CD de sua carreira. Aliás, todos os seus trabalhos são muito elogiados pela crítica, inclusive com indicações para o Grammy Latino.
Com o novo trabalho sua agenda traz shows e apresentações no Brasil e o no exterior este ano. Em abril foram três apresentações em Bogotá, na Colômbia, no Congresso de Escola Latino Americanas de Música, e uma apresentação no Atelier de La Musique, em São Paulo. Até outubro estão previstos shows em São Paulo, Santa Catarina e em Copenhaguen, na Dinamarca.
Sobre Lupa Santiago
Nascido em São Paulo, Lupa Santiago, 40, é compositor, arranjador e guitarrista. Seus diplomas são certificados pela Berklee College Of Music e pelo Musicians Institute (GIT/Los Angeles, EUA). O título de Mestre foi obtido no Boston Conservatory e na Berklee College Of Music, de Boston, EUA. Recebeu, por duas vezes, o prêmio Best Of Berklee (1998 e 2000) e, desde 2009, é membro da diretoria do IASJ - International Association of Schools of Jazz.
Além da carreira de músico, Lupa Santiago é coordenador pedagógico e vice-diretor da Faculdade Souza Lima/SP. Sua experiência musical o levou a escrever três livros para melhor compartilhar o seu conhecimento: Improvisação Moderna I, Play Along de Métricas Ímpares e Dicionário de Acordes e Condução de Vozes, lançados no Brasil pela Editora Souza Lima e, na Europa, Ásia e EUA pela Advance Music. Produziu, ainda, duas aulas lançadas em DVD - Improvisação Moderna I e II -, a partir de workshops ministrados no Brasil, EUA e Europa.
Lupa conta que, desde os sete anos, já se interessava pela música, mas só começou a levá-la a sério aos 19, quando aprimorou o seu talento na guitarra e fez do instrumento sua grande paixão.  Escolheu o jazz para mostrar o seu talento.
Em seu penúltimo álbum, Sexteto, lançado em 2011, ele faz de suas composições verdadeiras homenagens aos músicos que o influenciaram: Dolphy Dance, para Eric Dolphy, saxofonista americano da década de 1960; Stu, para Rodrigo Morte; Helio & Heraldo (Delmiro e Do Monte) para os dois pais da guitarra brasileira; We’ll Keep Swimming e Constantinopla, para os seus outros dois grupos: Sinequanon e Regra de Três. Lupa realizou várias gravações coliderando os grupos Sinequanon, Jazz em Dobro e Regra de Três, e assina outros tantos trabalhos com grandes nomes da música instrumental brasileira que, não por coincidência, são seus grandes amigos.
São mais de 40 composições próprias nos 12 CDs já gravados, entre eles Sinequanon (2000), Regra de Três (2006), Lupa Santiago Sexteto (2011), Paris/São Paulo (2012). Ainda esse ano, um novo disco deve chegar ao mercado: o duo com Paulo Braga que deverá ser lançado no segundo semestre.
Em suas turnês internacionais, Lupa tem tido a oportunidade de apresentar-se e de gravar com diversos artistas europeus (da França, Espanha, Irlanda, Finlândia, Estônia, Dinamarca, Áustria, Itália, Suíça e Holanda), sul americanos (da Colômbia, Argentina, Chile e Peru) e dos EUA.
Entre os artistas internacionais com os quais ele já compartilho o solo de sua guitarra estão Jerry Bergonzi, Bill Pierce, Jaleel Shaw, Dave Liebman, Ronan Guilfoyle, Jarmo Savolainen, Ohad Talmor, Benoit Sourisse, André Charlier, Jakob Anderskov, Markku Ounaskari, Phil De Greg, Howard Levy, Vincent Gardner, Oscar Stagnaro, Gary Willis, Magos Herrera, Bob Kaufman e Jamey Haddad. Também realizou centenas de apresentações com grandes nomes do Brasil, como Roberto Menescal, Daniel D’Alcântara, Bob Wyatt, Nelson Faria, Fernando Corrêa, Sizão Machado, Vinicius Dorin, Edu Ribeiro, Banda Mantiqueira, Rogério Bocato e Nenê, entre outros.
Discografia
Todos CDS trazem composições originais

2001 - Imagens, com Carlos Ezequiel, foi gravado em Boston/EUA com músicos brasileiros e americanos. O CD foi indicado ao Grammy Latino.
2003  - Jazz em Dobro, duo com o guitarrista Pollaco.
2004 - Primeiro CD do Quarteto Sinequanon, composto por Lupa Santiago (guitarra), Carlos Ezequiel (bateria), Vítor Alcântara (saxofone) e Guto Brambilla (baixo). Esse CD inovou no aprofundamento de métricas ímpares.
2006 – Telescópio - segundo CD do Quarteto Sinequanon. O grupo traz a influência do jazz nova-iorquino, passando pelo funk e free jazz;
2007 - CD com o trio Regra de Três, com Lupa Santiago (guitarra), Marcos Paiva (baixo) e Bob Wyatt (bateria). O grupo mescla influências do jazz e musica brasileira.
2008 - Horizonte Artificial, terceiro CD com Quarteto Sinequanon, conta com a participação de Daniel D'Alcantara no trompete.
2008 - Worlds Together, CD do baterista Bob Kaufman, com Lupa Santiago (guitarra), Sizão Machado (baixo), Bill Pierce (saxofonista que tocou com Art Blakey, Tony Williams e Wynton Marsalis) e Jerry Bergonzi (um dos mais reconhecidos saxofonistas da atualidade, tocou com Dave Brubeck).
2009 - Segundo CD do Regra de Três, com Sizão Machado no baixo. Um CD mais baseado em groove, mas com polimetria e harmonia avançada;
2011 - Lupa Santiago Sexteto, primeiro CD como líder de um grupo de estrelas: Nenê (bateria), Vinicius Dorin (saxofone), Vítor Alcântara (sax), Daniel D'Alcantara (trompete), Alberto Luccas (baixo) e Lupa Santiago (guitarra). Composições e arranjos próprios e, também, de Rodrigo Morte.
2011 – 3º CD do Regra de Três, gravado ao vivo no Sesc.
2013 - Paris/São Paulo, gravado em Paris com um sexteto formado por brasileiros: Marcelo Coelho (sax), Sizão Machado (baixo) e Lupa Santiago (guitarra) e franceses: Andre Charlier (bateria) e Benoit Sourisse (piano), e um brasileiro residente na França, Rubinho Antunes (trompete), além do francês, lenda do jazz, Didier Lockwood (violino), como convidado;
2013 – Para o segundo semestre Lupa lançará mais um disco em duo, com o pianista Paulo Braga.
Serviço
Show Lupa Santiago & Paul Braga
Lupa Santiago (guitarra) & Paulo Braga (piano)
Local: Adunicamp – Unicamp, Campinas (SP)
Avenida Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária (próximo à Casa do Lago)
Horário: 20h30
Informações: Fone: (19) 3521-2479

Nenhum comentário:

Postar um comentário