Labels

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Abertas inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos

Gente de todo o Brasil e do exterior assiste, há duas décadas, o momento maior do vinho brasileiro numa celebração da evolução da qualidade do produto no país. São 850 pessoas reunidas com o mesmo propósito: degustar a representatividade da safra da safra. Nesta 21ª edição, agendada para 28 de setembro, a capacidade será a mesma devido a estrutura do local, o que é um alerta para quem quer fazer parte deste acontecimento. As inscrições abriram hoje às 8h, seguindo até que as vagas sejam preenchidas. Interessados devem se inscrever pelo site www.enologia.org.br.

Quem participar da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, conhecerá, em primeira mão, a representatividade da safra e terá o privilégio de degustar 16 amostras selecionadas entre as mais representativas num universo de 308 amostras inscritas por 63 vinícolas de seis estados brasileiros.

Cada uma das 16 amostras é servida, degustada e comentada. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o caráter educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra, repetindo-se o mesmo procedimento até o final.

Somente depois da degustação é que são divulgados os vinhos classificados entre os mais representativos da Safra 2013. O resultado reflete a análise feita por 120 enólogos brasileiros, que degustaram as amostras no período de 20 a 29 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição parceira da ABE e que presta todo apoio técnico ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário