Marcos Bassi manuseando as peças de flank steak, ou pacu |
Ontem, fui chamado pelas meninas da "Sabores do Interior" a ajudá-las a cobrir o lançamento do Festival do Flank Steak, ou simplesmente, "pacu", no restaurante de Marcos Bassi, Templo da Carne (nome que evoca pecados inconfessáveis), na Bela Vista, em São Paulo. Trata-se de uma peça que fica perto da costela, saborosa, macia, com pouca gordura, mas que por questões comerciais, só ficará disponível para este evento, não sendo comercializado nem na butique de carnes. Foi, portanto, uma oportunidade única.
De quebra, tivemos uma aula do mestre Marcos Bassi, que manejou na nossa frente as peças que iríamos degustar em seguida e, solícito, elucidou diversas dúvidas que tinhamos a respeito da carne (o que ele contou sobre o bife de Kobe é de deixar o sistema de engorda dos patos fornecedores de foie gras no chinelo, ui!).
A importadora Ravin participou dessa apresentação à imprensa com o vinho chileno Viña Maipo Gran Devoción Carmenére/Syrah 2009, vinho na faixa dos R$89,00, mas o representante da empresa, Amaro Dornelles, acabou liberando o top de linha da vinícola, o Viña Maipo Protegido Cabernet Sauvignon 2008, que custa por volta de R$ 245,00. O Flank Steak veio acompanhada com a farofa especial (farinha de mandioca, ovos, bacon, linguiça, salsinha, cebola e alho) e palmito de pupunha assado na churrasqueira. Como sobremesa, abacaxi grelhado com sorvete.
O corte, de fato, é muito saboroso e macio, e é uma pena que só fique disponível durante esse festival. os vinhos servidos deram um plus ao delicioso jantar, especialmente o Protegido, que tem uma cor rubi intensa, com aromas que remetem a frutas vermelhas, cassis, notas a baunilha e temperos doces. Ótimo balanço entre potência e elegância dos seus taninos, boa acidez harmônica, e final persistente.
César Vincennzi, no Marketing do restaurante, recepcionando Josette Leprevost, Renata Pereira e Gislaine Brossi, da Sabores do Interior |
As peças de flank steak prontas para irem à grelha |
As meninas da Sabores do Interior com Marcos Bassi |
Amaro Dornelles, da Ravin, que liberou o Protegido para degustarmos |
Renata Pereira com a garrafa do Viña Maipo Protegido Cabernet Sauvignon 2008 |
O flank steak à mesa, acompanhado pela farofa especial e palmito pupunha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário